domingo, dezembro 24, 2006

Relógio da Torre da Capela da Base Aérea Nº 1




Apesar da autêntica sangria que se tem vindo a abater sobre a nossa relojoaria monumental de torre, com largas dezenas de relógios, fabricados por relojoeiros portugueses, vendidos ao desbarato para coleccionadores, outros pura e simplesmente destruídos, ou a apodrecerem inactivos nas torres, por ignorância de uns e negligência de outros, torna-se merecedor de especial relevo o esforço de algumas instituições, na salvaguarda e preservação desse património.

É o caso da Força Aérea Portuguesa, que vem mantendo carinhosamente o relógio mecânico da torre da capela da Base Aérea Nº 1, na Granja do Marquês, em Sintra, cuja manutenção nos foi recentemente adjudicada, facto que muito nos honra.

Construído na oficina do construtor de relógios de torre, Manuel Francisco Cousinha, data da primeira metade do século XX, accionando um quadrante horário exterior e um sino, batendo horas e meias horas, .

Em perfeito estado de conservação e bom funcionamento, apresenta as características qualidades de fabrico de Manuel Francisco Cousinha: engrenagens e mecânica perfeita aliada a um cuidadoso enquadramento técnico e estético, destacando-se do conjunto o bonito quadrante horário de serviço, ostentando as marcas do construtor e diversos elementos decorativos. Também a pêndula, de grande requinte, assim como os pesos de pedra, notável trabalho de cantaria, são elementos a apreciar numa visita.

Sem comentários: