domingo, dezembro 24, 2006

Relógios Despertadores

De tão comuns, os relógios despertadores quase passam despercebidos no mundo da relojoaria e do coleccionismo.

No entanto, se podemos falar em democratização do tempo, esse facto ficará a dever-se um pouco ao relógio despertador, peça utilitária fundamental no mobiliário doméstico urbano, mesmo das classes mais desfavorecidas.

Em Portugal, a fábrica de relógios “Reguladora”, de Vila Nova de Famalicão, fabricou ao longo do século XX, um variado leque de elegantes modelos deste tipo de relógio, famosos pela sua qualidade de fabrico, fiabilidade e grande precisão, compostos de uma máquina extremamente simples, encaixada em duas platinas de grande robustez, cordas de mola de hélice e sistema de alarme simples e eficaz.

Com o incremento dos relógios de quartzo, os despertadores mecânicos foram caindo em desuso e milhares estão a ser atirados ao lixo, como estes modelos “Reguladora” da nossa colecção particular, restaurados e em perfeito funcionamento.

Não deite o seu velho despertador para o lixo!

Relógio da Torre da Capela da Base Aérea Nº 1




Apesar da autêntica sangria que se tem vindo a abater sobre a nossa relojoaria monumental de torre, com largas dezenas de relógios, fabricados por relojoeiros portugueses, vendidos ao desbarato para coleccionadores, outros pura e simplesmente destruídos, ou a apodrecerem inactivos nas torres, por ignorância de uns e negligência de outros, torna-se merecedor de especial relevo o esforço de algumas instituições, na salvaguarda e preservação desse património.

É o caso da Força Aérea Portuguesa, que vem mantendo carinhosamente o relógio mecânico da torre da capela da Base Aérea Nº 1, na Granja do Marquês, em Sintra, cuja manutenção nos foi recentemente adjudicada, facto que muito nos honra.

Construído na oficina do construtor de relógios de torre, Manuel Francisco Cousinha, data da primeira metade do século XX, accionando um quadrante horário exterior e um sino, batendo horas e meias horas, .

Em perfeito estado de conservação e bom funcionamento, apresenta as características qualidades de fabrico de Manuel Francisco Cousinha: engrenagens e mecânica perfeita aliada a um cuidadoso enquadramento técnico e estético, destacando-se do conjunto o bonito quadrante horário de serviço, ostentando as marcas do construtor e diversos elementos decorativos. Também a pêndula, de grande requinte, assim como os pesos de pedra, notável trabalho de cantaria, são elementos a apreciar numa visita.