domingo, fevereiro 18, 2007

"Bons Velhos Tempos"

Recentemente adquirido para a nossa colecção de relojoaria de sala, este “Ansonia Clock”, com as platinas rebitadas, que deverá datar de cerca de 1895, encontrava-se em péssimo estado de conservação, tendo desaparecido o pêndulo.

A caixa, ainda original, pintada e transformada em oratório!, foi alvo de recente restauro pela equipa da Dr.ª Ana Cláudia, do atelier ARTMA, sendo restituída à sua estética original.

Após uma limpeza sumária, o mecanismo arrancou de imediato, com um pêndulo improvisado, encontrando-se em perfeito funcionamento, movimento e sistema de disparo horário.

Brevemente será fabricado um pêndulo similar ao original e cromada a campainha horária. Também o vidro da porta será decorado conforme o original.

Relógios Despertadores

Doação do nosso especial amigo Dr. José Mota Tavares, a nossa colecção de relógios despertadores foi recentemente enriquecida com um magnífico exemplar da “Reguladora”, bastante antigo, ainda dos tempos do mostrador em cartão.

Na foto, pode apreciar-se parte do esquema cinemático da máquina, extremamente simples, robusta, muito fiável e de grande duração.

De realçar que este modelo já apresenta as transmissões por roda dentada, ao invés das primitivas transmissões por pinhão de gaiola.

Também o disparo do alarme é de grande simplicidade e fiabilidade. Os apoios do relógio, de belíssimo efeito estético, dão uma nota de charme ao conjunto, em harmonia com o interruptor do alarme. Como nota negativa, o facto do fabricante português, ao invés dos seus congéneres europeus, não marcar as platinas da máquina com os dados de fabrico.

Relógios despertadores da “Reguladora” ... um hino à indústria portuguesa!